Noção de limite: O limite de uma função f quando x tende para x0 é b quando à medida que o valor das abcissas se aproxima de x0, o valor da função f aproxima-se de b e escreve-se
O limite não depende do valor da função no ponto uma vez que as abcissas se aproximam de x0 sem chegar a atingir esse valor. A função pode até nem estar definida nesse ponto.
O limite lateral à direita (ou à esquerda) da função f quando x tende para x0 é o limite da função mas apenas para pontos de abcissa superior (ou inferior) a x0 e escreve-se:
- À direita:
- À esquerda:
Se os limites laterais existirem então o limite na função nesse ponto existe apenas se os limites laterais forem iguais, isto é:
Limites Notáveis:
Por vezes, na resolução de um limite, deparamo-nos com uma indeterminação. Na grande maioria dos casos em que essa indeterminação incluir uma função exponencial, logarítmica (ou até trignométrica) recorre-se aos limites notáveis:
Um dos fundamentais objectivos na resolução de um exercício com limites notáveis é que a expressão que está em expoente ou dentro da logarítmica seja igual à expressão que fica na
outra parte da fracção, por exemplo:
Sem comentários:
Enviar um comentário